quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ódios de estimação # 5

Bimby

Já sei que vou ser praticamente fuzilada com este post, mas não quero saber.
Há uns anos, assim de repente, entrou em Portugal uma maquineta que supostamente faz tudo na cozinha, desde arroz a feijoada. Esta máquina chama-se Bimby e de repente TODA A GENTE tinha uma, e toda a gente dizia a maravilha que era.
A minha mãe entrou no conto do vigário e comprou uma. Eu fui contra, porque lá em casa somos gente de tachos e panelas e frigideiras e não precisamos de uma máquina para fazer o jantar em 20 minutos (somos tipo o Jamie Oliver, mas em versão alentejana) e para mim era óbvio que a bimby era como um carro com mudanças automáticas: facilita, mas tira o prazer de cozinhar. Ah e tal, mas eu gosto muito de cozinhar, e a bimby é um espectaculo... Bom, se se tem de usar uma máquina para fazer um bacalhau com natas (give me a break, continuam a ter de fritar as batatas que é o que dá trabalho, o resto faz-se em 20 minutos) então é porque não gostam de cozinhar, ninguém pode dizer que adora cozinhar até ter 3 tachos diferentes num fogão e conseguir lidar com tudo (ok um pouco exagerado).
O que quero dizer é: tudo bem que faz limonada e caipirinhas, arroz doce e leite creme, bacalhau com natas e arroz com frango, mas não faz um bife grelhado ou um ovo estrelado. Não faz frango assado no forno (nem dá para cozer o frango) e as sopas são pequenas (tem pouca capacidade). Agora pergunto: 1000 euros por uma coisa para fazer um brilharete? Brilharete faz-se quando dá trabalho, quando tudo é fruto do nosso esforço, não quando se tem uma máquina a dar as medidas exactas e os pesos.
A minha mãe tem uma, já disse. Até agora serviu para scones e brownies e alguns doces no Natal (e posso dizer que o arroz doce este ano ficou uma merda e foi feito na bimby). Os 1000 euros não foram, de longe amortizados. Quem come todos os dias feijoada? Ou leite creme? Ninguém.
Por isso bimby-defensores: não me venham vender essa merda, que ainda este ano no Natal fiz uma mousse de ananás que estava um mimo (feita à mão) e a de chocolate da minha mãe (obra da bimby) ficou uma bela de uma bosta.

2 comentários:

  1. Partilho da mesma opinião que tu, até que metes crianças à mistura. Creio que quando dás por ti a fazer sopa dia sim dia não, qualquer ajuda é boa.
    Resumindo, acho que depende da fase da vida em que estás, neste momento, para mim tmabém não compensa, mas vejo pelos meus irmãos que, quando se tem crianças, a conversa muda.

    ResponderEliminar
  2. A bimby faz ensopado de borrego!!!!! Adoro a BIMBY!! Bimby powaaaaaaaaaaa :)

    ehehehhehe concordo e não concordo :) ultimamente tenho andado a usufruir dos prazeres da bimby, mas confesso, 90% dos dias não tenho paciencia para cozinhar, portanto a mim ajuda-me! :)

    ResponderEliminar