terça-feira, 5 de março de 2013

Promover Portugal

Gerou-se praí uma polémica por causa de uns vídeos que o Turismo de Portugal achou por bem fazer e promover em Portugal.
No primeiro desses vídeos, vários estrangeiros falam sobre a sua visita a Portugal, o que adoraram e, invariavelmente, o que mais gostaram foi das pessoas. A miúda que leva dois alemães para a festa louca, o senhor que dobra bem camisas, o guia da familia brasileira, o professor de surf que trata os seus alunos como filhos, o português que joga golfe e se enrolou com a holandesa.
O segundo vídeo conta a odisseia de uma inglesa no Alentejo que se distraiu e deixou o seu cão voar dentro de um balão de ar quente (WTF????). Para encontrar o canito bebe um shot de vinho tinto, apanha sol, vai num barquinho, come uma "sande" e anda a correr de um lado para o outro ao mesmo tempo que grita "Tempo!" com o sotaque britânico.
Estes videozinhos são a prova de como não nos sabemos promover. Mas o pior, estes vídeos foram feitos para distribuição interna. Ou seja, alguém se lembrou de ensinar aos portugueses como receber pessoas do estrangeiro, sendo solicitos, sorridentes e sexualmente disponiveis. Acho uma falta de respeito.
Toda a gente que visita Portugal reconhece imediatamente que somos simpaticos, recebemos bem, damos o que temos e não temos para fazer o turista sentir-se bem. Portanto, ninguém tem de nos ensinar o que já sabemos fazer, muito menos com merdas do estilo "venham a Portugal solteironas e encontrem um marido".
Mandar um vídeo promovendo as nossas paisagens, a nossa gente, a nossa comida, para ser distribuído no estrangeiro ok, mas não desta forma por favor.
Querem promover o Alentejo (região que tanto adoro, que é donde é a minha família)? Promovam a exportação dos vinhos, dos enchidos, do porco preto. Façam video, mas sem a inglesa bimba a correr de um lado para o outro. Promovam nos aeroportos, no booking, onde seja. Mas promovam com respeito aos portugueses.
Sempre disse que a "marca Portugal" é primordial para podermos sair da crise. Mas a marca não é só turismo. É potenciar a divulgação dos nossos produtos la fora. Seja de comida, bebida, design, tecnologia.
Temos de nos saber vender, como tantos outros fazem com sucesso e com menor qualidade do que nós.
Mas não creio que seja com videozinhos de como temos de ser serviçais e solicitos que vamos lá.

Sinto-me envergonhada com o vídeo que uma instituição pública fez retratando o povo que lhe paga para lá estar.

Sem comentários:

Enviar um comentário