terça-feira, 15 de março de 2011

Fala sério...

Por amor de deus! São 11h40 da manhã e só penso em levantar da minha cadeirinha e conduzir 600kms até Lisboa só para pregar um par de estalos em todos aqueles senhores que estão confortavelmente sentados lá para os lados de São Bento a dormir uma sestinha (a pré-almoço). Então querem voltar atrás com a decisão de aumentar o IVA do golfe para 23% e mantê-lo na taxa reduzida de 6% porque dizem que o turismo/golfe vai ser a base da recuperação económica do país. Hilariante! Especialmente quando o IVA do peixe, da fruta, da coca-cola e até do atum está em 23%.
Ou seja, os nossos queridos políticos preferem que a população passe fome desde que tenham ingleses a pagar pouco para jogar golfe em Vilamoura.
Concordo que o turismo é a nossa melhor hipótese de sairmos deste poço de tristeza, mas precisamente porque já temos condições consideradas como das melhores da Europa para a prática de golfe e porque o público target considera Portugal mega barato (perguntem a qualquer inglês) não faz sentido não aumentar o IVA num serviço que é de luxo. Especialmente se se aumenta noutros que são essenciais, ou quase.
Há outras formas de promover o turismo em Portugal e, mais importante, a marca Portugal. Dou um exemplo. Tentem encontrar um vinho português em Espanha. Ou um queijo. Ou um enchido. A sério, tentem. Estamos ao lado, por amor da santa, e não há produtos portugueses. E que tal o Governo apostar em medidas para facilitar a exportação dos nossos produtos??? Do outro lado do Atlântico existe um país com um crescimento brutal que fala a nossa língua, e onde a classe média está a desabrochar e onde as pessoas todas dizem "gostava tanto de ir a Portugal!" e não há uma publicidade ao turismo português. Os jovens brasileiros que vêm fazer o chamado "mochilão" pela Europa aterram em Madrid e seguem para Londres, Paris, Amsterdão, Berlim e não passam por Lisboa. Porquê? Porque não promovemos absolutamente nada no Brasil. Mais grave, temos a TAP a voar para um monte de cidades no Brasil e as pessoas preferem ir de Ibéria, porque é mais barato. Ora saindo de Madrid são mais kms do que saindo de Lisboa, que tal a TAP promover o turismo em Portugal oferecendo pacotes a preços razoáveis para os brasileiros (não digo baratos, porque já existe muito dinheiro no Brasil, mas preços competitivos)?
Realmente, se querem que o turismo seja a base do nosso crescimento económico, não é através da redução do IVA dos campos de golfe que vamos conseguir. Mas como infelizmente os nossos políticos são apenas isso - políticos - não existe noção económica. E isto é muito grave...

Sem comentários:

Enviar um comentário