segunda-feira, 18 de junho de 2012

A vida em Espanha

Durante anos e anos ouvi (e continuo a ouvir na verdade) as declarações de complexo de inferioridade de muitos portugueses com relação a Espanha. Que em Espanha é que é bom, que é tudo muito perfeito, que se vive muito bem e com muitooo mais dinheiro, bla bla bla. 
No dia 12 de Fevereiro de 2009 aterrei em Barajas com 3 malas e muita esperança e entusiasmo. Ia viver sozinha pela primeira vez, carreira internacional, um país super aberto… Na segunda feira seguinte já tinha percebido que não era bem assim. E após 3 anos aqui chego à conclusão que realmente devíamos ter muito juizinho quando falamos mal do nosso Portugal.
Somos infinitamente mais educados, simpáticos, recebemos melhor, falamos outras línguas (bem ou mal, mas nunca deixamos de tentar entender os outros), somos humildes (por vezes demasiado), etc. 
Costumo resumir a minha vida em Espanha da seguinte maneira: adoro Espanha, detesto espanhóis. Em 3 anos fiz 3 amigos espanhóis e 2 vivem fora de Espanha. De resto, são um povo muito convencido, extremamente racista e ofensivo (só vendo as "piadas" que se fazem na televisão sobre sul americanos), que tem a mania que os outros são todos uma merda e fazem questão de o dizer na cara da pessoa. Desde não entenderem que o nosso nome está noutra ordem, e que no resto do mundo também é assim (tirando nos países que foram colonizados por Espanha) até mandarem calar por alguém (neste caso eu) estar a festejar um golo de Portugal. Ainda não tinha começado o Euro 2012, já estavam a dizer que iam ganhar, que Portugal jamais passaria aos quartos, que todos são merda. Por isso amanhã estarei com a Croácia e com a Itália, não por Espanha. 
Agradeço a Espanha por viver aqui, mas sempre que me perguntam se é melhor Madrid ou Lisboa para viver nem hesito: minha rica Lisboa!

Sem comentários:

Enviar um comentário