quarta-feira, 20 de abril de 2011

Casmurrice...

O FMI chegou (adoro as expressões dos jornais e as fotos dos senhores com a pasta preta), mas mesmo assim continuamos sem aprender. O Governo português, que é um querido para os seus (excessivos) funcionários, decidiu dar tolerância de ponto na quinta-feira à tarde a todos os funcionários públicos.
Eu sei que os desgraçados dos funcionários públicos devem estar todos muito stressados e cansados. Afinal não só têm melhores horários que os comuns mortais que trabalham no privado, como também são menos produtivos em média e beneficiam de melhores condições de reforma, coitados.
Podem-me até dizer: não é uma tarde que faz a diferença... O problema é que não é uma tarde, são as tolerâncias de ponto porque a 3a é feriado, o Carnaval, porque o Papa vem a Portugal, porque está o Obama... Bom, a acumulação de privilégios, que é uma grande parte do problema que a nossa economia sofre.
Entretanto, os senhores MIB do FMI já disseram que temos demasiados funcionários públicos e a CGTP (até me arrepio quando vejo alguma notícia sobre esta organização) já disse que não quer que sejam aplicadas medidas que estão a ser aplicadas noutros países. Ou seja, a CGTP continua a defender aumentos de 3%, a manutenção de todos os funcionários públicos, redução de horários.
Só me pergunto: MAS SERÁ QUE NÃO APRENDEMOS? Continuamos na nossa casmurrice de "a culpa é do governo" e continuamos sem fazer nada para melhorar a nossa própria situação. Os portugueses só têm direitos, deveres é uma palavra desconhecida. Por exemplo, um funcionário das finanças tem o direito a sair às 16h, mas não considera ter o dever de atender bem as pessoas, parece que faz um favor quando, na verdade, são as pessoas que atende que lhe pagam o salário.
Mas continuem a beneficiar toda esta gente, continuem com tolerâncias de ponto e horários reduzidos.  Assim não saímos do buraco nem que a vaca tussa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário