segunda-feira, 12 de setembro de 2011

10 anos

Estive todo o fim de semana na Alemanha, para o casamento da Sandra e do Christian (foi fantástico por sinal), e ontem não tive tempo para escrever a homenagem que queria a este dia.
Já passaram 10 anos mas parece que foi ontem. Ainda quando voltávamos a Frankfurt falamos onde cada um de nós estava naquela 3a feira de Setembro, em 2001. Eu sei onde estava. Todos sabemos. Vivíamos uma época onde parecia que já não havia História, já tudo estava escrito, e caminhavamos tranquilamente para o futuro. Naquele dia tudo mudou.
Estava a almoçar com os meus pais e recordo-me de como de repente toda a gente no restaurante se juntou em frente à televisão. Quando cheguei nem queria acreditar que um avião havia chocado com uma das Torres Gémeas. Foi então que o terror tomou conta de mim, ao mesmo tempo que um outro avião chocava contra a segunda torre. Efeito da Globalização, todos vimos isto em directo. Parecia um pesadelo, um filme, algo tão irreal que não podia ser verdade. Depois ver as pessoas desesperadas a saltar sabendo que só iam encontrar a morte foi simplesmente aterrador.
Nesse dia, houve quem pensasse que tivesse vencido. Não digo quem, apesar de tudo ainda tenho para mim que a história não foi totalmente bem contada, e acredito que os EUA tiveram uma mãozinha no que se passou. Pelo menos saberiam dos planos, e isso ninguém me tira da cabeça. Talvez um dia saibamos a verdade. Mas até lá continuamos a lutar contra o terrorismo (o da Al-Qaeda e o dos EUA). Tentaram controlar-nos, tentaram que tivéssemos medo de voar, de viver sob a ameaça constante de uma Jihad. Sempre que entro num avião penso que é um acto de negar que me tirem as minhas liberdades, de coragem, de provar que temos de seguir. 
O dia 11 de Setembro ganhou um significado muito especial, vivemos História nesse dia, o mundo mudou. E drásticamente. Infelizmente, olho para as notícias e para o que se passa na Europa neste momento, toda a crise financeira, e não consigo deixar de pensar em como as tensões geopolíticas crescem neste momento. E em como há interesse nisso. E em como precisam de vender armas.
Assusta-me que se tratem os assuntos com uma leviandade tal que ninguém comenta que se o Euro acaba, também a União Europeia, e a guerra pode estalar novamente. Espero estar enganada, mas vivemos um momento muito complicado e assustador.
Voltando ao tema principal, todos os anos penso em todas as pessoas que perderam a vida injustamente num acto de cobardia sem descrição e também em todos aqueles que sobreviveram e têm de viver toda a sua vida a relembrar o dia em que amigos e colegas morreram, e onde eles também poderiam ter perdido a vida.
Que nunca esqueçamos o que foi o 11 de Setembro de 2001.

Sem comentários:

Enviar um comentário