segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Eu também opino sobre o Syriza

O Syriza é tipo o BE, e toda a gente sabe o quanto eu detesto o BE. Pelo Partido Comunista tenho todo o respeito do Mundo, agora pelo BE? Mas um dia vou-me dedicar a explicar exactamente porquê detesto o BE (não, não é só pela cara de parva da Catarina Martins).
O Syriza, como dizia, é como o BE e como o Podemos: têm um líder carismático, jovem, que sabe apontar os problemas da austeridade mas nunca dizem como resolver exactamente a questão. É do tipo: fora a Alemanha! Não pagamos mais! Estamos nas ruas da amargura! E o pobre senhor que viu a mercearia fechar, mais os estudantes que não arranjam um único trabalho, mais as pessoas despedidas pela multinacional que saiu do país dizem "sim senhor, tem razão, os outros marmanjos andavam aqui há tanto tempo e nunca fizeram nada por nós", e votam neles. 
O Alexis Tsipras tem um filho chamado Ernesto em homenagem a esse assassino motivador de tanto romance que foi o Che Guevara. Gosta de Leonard Cohen, pelos vistos, e por isso tenho de lhe dar um ponto positivo. Acontece que o Tsipras não explicou como exactamente vai reduzir a dívida, ou com que dinheiro vai aumentar o investimento. Isso porque não sabe obviamente, é impossível que um país onde as pessoas se reformavam aos 45 anos possa aumentar o investimento público sem as maroscas nas contas que faziam os antecessores deste grande porreiraço. 
O que me chocou mesmo, no entanto, não foi que ganhasse. As pessoas estão fartas dos mentirosos de sempre e deram uma oportunidade a um populista, é certo, mas sem culpas no cartório pela crise. O que me chocou é que a sede de poder é tanta que o gajo coliga-se com... a extrema direita.
A sério??? É ridiculo. 
Acho que este tipo de populismo é muito perigoso e muito atraente para gente que perdeu tudo com a austeridade, para gente que nunca chegou a ganhar nada por nunca ter conseguido arranjar um trabalho, e para os revoltadinhos do costume. 
Só posso ficar feliz com a vitória do Syriza, especialmente porque assim as pessoas vão ver a merda que é e pode ser que o Podemos aqui em Espanha fique pelo caminho. 
Vamos ver no que isto dá!

Sem comentários:

Enviar um comentário