quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Donos da verdade

Há muita coisa que me tira do sério, há mesmo. Uma delas é a intolerância que muita gente tem para com as ideias dos outros. Vivemos numa era de egoísmo, e cada qual tem a tendência de pensar e de só compreender o que para si é o correcto. É muito raro pormo-nos no lugar dos outros e tentar abrir a cabeça para entender porque a outra pessoa pensa dessa forma, e porque toma certas decisões.
Mais do que entender é preciso respeitar. Acredito piamente que se fosse esta a forma de vida de toda a gente, tudo seria mais fácil e melhor. Os conflitos que criamos normalmente derivam deste egoísmo latente por toda a sociedade. No século XXI somos cada vez mais "judgemental" e criticamos quem não segue a mesma forma de vida que nós, até ao ponto de tomar posições radicais contra certos indivíduos / tribo urbana.
Acreditem, não digo isto só em relação a quem é conservador, mas sim também em relação aos liberais. Dou um exemplo. Aqui há uns anos, tornou-se moda (sim moda) ser do Bloco de Esquerda. A partir daí, todos eram donos da verdade, todos eram super liberais e quase nenhuns liam os programas de governo do Bloco de Esquerda (pasmem-se). Pois eu dei-me ao trabalho de ler, e é ridículo, mas ai de mim dizer isto em público.
Outra moda que surgiu mais ou menos nessa altura foi ser "contra" a Igreja Católica. Atenção, não sou católica, não frequento qualquer igreja ou religião, portanto não sou pessoa de interesse nesta questão. O que não aceito é que de repente toda a gente que é católica seja vista como "beatos" ou "pedófilos" ou ignorantes. Tal como não aceito que um católico me critique pela minha opção de não seguir nenhuma religião, é apenas uma questão de não ter encontrado ainda nenhuma via para a minha espiritualidade (que está cá, acreditem).
Basicamente, o que quero dizer é que a liberdade de expressão é muito bonita e tal, mas que tal respeitarmos os outros? Afinal de contas somos todos seres humanos. Não é por uma pessoa tomar uma opção diferente que é pior pessoa... é apenas diferente. Temos de aprender a tolerar os outros. Temos de aprender a ser mais abertos e não querer que toda a gente seja como nós, sob pena de ser ostracizado.
Deixemo-nos todos de ser "donos da verdade" e tenhamos a humildade de ouvir aqueles que nos rodeiam e pensar sobre o que nos torna especiais - sermos seres únicos e pensarmos todos de forma diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário