segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Austeridade

Até este momento sempre tentei ver a austeridade como necessária para compensar anos e anos de má gestão financeira. Concordei com aumento de IVA, cortes de subsídios na função pública (pelo simples facto de serem muito mais beneficiados do que os privados, basta apontar que não podem ser despedidos), etc. Vi a empresa do meu pai acabar muito à conta da austeridade, vi-me a fazer contas à vida, mas ainda assim defendi tudo. Vi a balança comercial começar a equilibrar, o spread dos cds a descer, a curva a inverter e isso deu-me esperança. Apesar de nunca ter votado neste governo e nem simpatizar com o Primeiro-Ministro, dei-lhe a minha confiança, achei que ele ia dar a volta a isto. 
Na sexta feira, ele perdeu a minha confiança. Não entendo como pode subir a contribuição para a Segurança Social em 7%. Simplesmente não entendo, como faz isto num país onde toda a gente já apertou o cinto, fez sacrifícios, e sempre sem uma única contestação. Para mim, este governo não entende minimamente teoria económica. Se entendesse, em vez de subir as receitas à custa do consumo, reduzia a despesa. Acabava com os milhares de fundações que não servem para nada, renegociava as PPPs, reduzia salários e despedia pessoas. Sim despedia pessoas. Se o governo estimulasse verdadeiramente a economia, o privado poderia absorver quem fosse demitido do estado. Expliquei-me porque no privado está tudo a ir para a rua e no público um gajo que é incompetente e que não se importa um car*lho com o que faz fica lá com promoções por antiguidade. 
O governo continua a estrangular a economia real. E isso não pode ser. As pessoas não podem perder um salário a financiar uma coisa que já se sabe que vai falir, como é o caso da Segurança Social. 
Não sou daquelas pessoas que acham que o governo deve dar trabalho, eu acho que o governo deve criar condições para que as empresas criem mais trabalho. Também acho que nenhum trabalho deve ser garantido, e as promoções devem estar assentes em meritocracia. Portanto estou à vontade para falar. 
Até aqui, compreendi, expliquei, defendi. A partir deste ponto, rezo para que os políticos que nunca fizeram nada na vida abram os olhos, e comecem a estudar economia já agora, porque daqui o pouco o país está ainda mais na ruína, e as pessoas viverão ainda com menos. E assim será impossível reduzir défice e endividamento na mesma, porque o consumo move a economia, e o consumo será cada vez menor. 

1 comentário:

  1. tás como eu. :( nunca contestei. quis sempre acreditar que tudo era necessário. mas na sexta fiquei triste. mesmo triste. cambada de imbecis.

    ResponderEliminar