quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Livros

Desde muito pequena, ou melhor, desde que aprendi, que adoro ler. Começou pelos livros da Anita, passou pelos "Uma Aventura", "Clube das Amigas" e mais umas colecções dessas de mistérios que me entretiveram tanto. Mais tarde, mais ou menos no 5º ano, li "O Diário de Anne Frank", como não podia deixar de ser. Lembro-me que foi o primeiro livro mais sério que li, uma história real e logo tão triste. 
A minha paixão pela leitura não esmurece, pelo contrário, cresce de dia para dia. No entanto, confesso que tenho um pequeno problema... Quando leio algum livro de um autor e gosto, a minha tendência é para ler TODOS os livros desse autor assim de enchurrada. 
Tudo começou com a Marion Zimmer Bradley. Um dia uma amiga emprestou-me um livro chamado "Presságio de Fogo", romance histórico sobre a guerra de Troia. Adorei o livro, então passei para as Brumas de Avalon. Devo ter lido os 4 livros num mês (se não menos) e passei para o Salto Mortal (que incluo nos meus preferidos de sempre). Seguiu-se "A colina das bruxas", "Casa da Floresta", "A queda da Atlântida", etc. Quando dei por mim tinha lido quase tudo dela, e foi aí que descobri a Colleen McCullough. Li desde "Pássaros Feridos" ao "Tim", passando pelo "Toque de Midas" e "A Casa dos Anjos". Sim, são livros meio light, embora considere o "Pássaros Feridos" épico e muito bem escrito, mas eu devorava estes livros. 
Depois destas duas senhoras decidi ler o "Cem Anos de Solidão" (mais um dos meus favoritos). Escusado será dizer que li quase tudo do Gabriel Garcia Marquez. Durante 1 ano só havia Garcia Marquez lá em casa. 
Passei por um período de maior abertura, que li Kafka, Milan Kundera (Insustentável Leveza do Ser é das melhores coisas que já li), A trilogia Millennium, os policiais da Asa Larsson, e um ou outro também agradáveis mas que não marcaram. 
Até o dia em que peguei num livro chamado "Tokio Blues / Norwegian Wood" e voltei a ter um escritor preferido, Haruki Murakami. Há muita gente que não gosta dele, muita gente que diz que gosta mas que eu acho que não percebe minimamente a obra, gente que o venera. Incluo-me no último grupo. "Kafka à Beira-Mar" e "Crónica do Pássaro que dá Corda ao Mundo" são simplesmente espectaculares. Já falei do estilo de escrita noutro post portanto não me vou alongar. Isto tudo para dizer que já li tipo 10 livros dele e não me farto. Ainda no outro dia comprei o primeiro volume do 1Q84 e comecei a ficar nervosa de acabar e não ter o segundo, então já comprei os outros dois volumes. Até agora estou a gostar muito, mas mesmo muito. Quando acabar já desenvolverei a minha critica (vai ser totalmente enviesada). 

Sem comentários:

Enviar um comentário