quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Heróis do Mar... Nobre Povo?


Até hoje não tinha escrito aqui sobre qualquer tema político, apesar de me considerar uma pessoa bastante interessada neste tipo de temas.
Em Portugal, os políticos são, por definição, maus. Normalmente, e seja de que partido for, são pessoas com alguma (pouca) formação académica e nenhuma experiência no mercado de trabalho real. Tenho uma explicação para isto: em Portugal, os políticos são mal pagos. Esta afirmação pode ser mal vista á primeira, mas passo a explicar. Não existe retorno para que um bom gestor ou uma pessoa que se destaque numa determinada área se junte à política. Vai ganhar muito menos que numa empresa de topo e ainda vai ser completamente arrasado pela imprensa e pelo povo, que são sempre do "contra". E isto leva-me a uma outra questão. A maioria dos portugueses é pessimista, está-nos no sangue. Estamos demasiado habituados a enfiar a cabeça na areia assim que surge um problema. Não somos lutadores, não herdamos isso dos nossos corajosos antepassados que descobriram o Mundo. A galinha do vizinho é, geralmente, melhor que a nossa, e não apreciamos o bom que temos. Somos, basicamente, derrotistas, e a nossa imprensa faz o favor de contribuir para que este sentimento aumente de dia para dia.
Quantas pessoas existem que estão no desemprego há não sei quantos anos? Quantas dessas pessoas procuram activamente um emprego e quantas esperam simplesmente que o centro de emprego lhes indique um trabalho? Quantas pessoas são empreendedoras e procuram activamente uma solução para ter uma vida melhor? Eu dou a resposta: poucas. Estamos demasiado habituados a esperar que o Governo resolva tudo, que nos dê dinheiro, saúde, emprego. Atenção que com isto não quero dizer que o Governo (este e todos os passados) seja uma entidade inocente... Tem muita culpa no cartório, sem dúvida. Mas, quem elege estes políticos? O povo claro...
Temos muita dificuldade em ter orgulho no nosso País e na nossa História. Só percebi isto quando saí de Portugal e vi que afinal não é assim tão mau, tem coisas muito melhores que, por exemplo, Espanha. Um exemplo desta falta de orgulho foi exactamente o que aconteceu hoje. Estou a trabalhar (em Espanha não é feriado), e resolvi fazer a minha ronda matinal pelos jornais portugueses. Nem um fazia qualquer tipo de referência a, para além de ser o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, ser também o dia em que restauramos a nossa Independência e mandámos os espanhóis para onde pertencem: o outro lado da fronteira. 370 anos depois de nos termos revoltado contra uma situação injusta, onde pessoas que nada tinham a ver connosco (as diferenças culturais e educacionais são, na minha opinião, muito grandes) governavam o nosso país e aproveitavam-se da nossa presença em territórios ricos como o Brasil e Angola, ninguém comenta nem festeja este dia. Como é possível? É absolutamente revoltante!
Hoje, que vivo fora, tenho muita tristeza em ver a falta de amor pelo nosso país por parte dos Portugueses que só se queixam da situação mas nada fazem para melhorá-la.
A bem das gerações futuras, é hora de nos revoltarmos mais uma vez e defendermos o nosso País!

Sem comentários:

Enviar um comentário