terça-feira, 3 de setembro de 2013

Madrid 2020

Há quatro anos, estava a trabalhar quando mudaram todas as televisões para a Telemadrid, que ia transmitir em directo a eleição da cidade olímpica para 2016. O meu chefe na altura era um luso-venezuelano com quem me dava lindamente e fizemos a nossa aposta: eu no Rio, ele em Chicago. Chicago foi a primeira cidade eliminada, seguiu-se Tóquio e nisto já estavam os espanhóis eufóricos a dizer que estava no papo. Até o senhor a falar na televisão se saiu com um "é claro que Rio de Janeiro não pode ser... alguma vez é comparável com Madrid? Com a nossa organização, segurança, bla bla bla" até que se ouviu "The 2016 Olympics will take place in... RIO DE JANEIRO". Morri de rir da cara de surpresa dos espanhóis ainda pouco refeitos do choque Londres 2012.
Como não há duas sem três, frase que eles mesmo usaram antes do Europeu de 2012 no qual ganharam a terceira grande competição em 4 anos, esta sexta-feira lá estarão todos com os olhos postos em Buenos Aires para ver se é desta que aceitam Madrid para organizar os Jogos Olímpicos. 
Estou contra. Estou contra porque a candidatura não tem pés nem cabeça. Por exemplo, estão previstas provas em Valência (o que até se justifica para Vela e tal), Barcelona (WTF?), Córdoba (again WTF?), Valladolid, Málaga, etc, etc. o que me leva a pensar que estas são os Jogos Olímpicos de Espanha. Ridículo. Depois, as (poucas) actividades em Madrid serão todas nos arredores da cidade. Depois, estou contra porque é ridículo que um país nas ruinhas da amargura como Espanha abra os cordões à bolsa para organizar os Jogos Olímpicos. 
As pessoas que os defendem dizem, como é óbvio, que o retorno vai ser muito maior... Sim, durante um mês. Basta ver o exemplo do Euro 2004. Ridícula a quantidade de dinheiro gasto para construir estádios que não têm ninguém. Ridículo que o retorno não foi nem 1/4 do investimento. 
O mesmo vai acontecer aqui, se é que ganham a organização. Eu, e muitos espanhóis esperamos que não, porque de vergonha e aproveitamento do dinheiro dos outros já basta. 
Assim que: Força Tóquio!

Sem comentários:

Enviar um comentário